"Articulando o CAFAP com a Comunidade"
O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) assume «especial relevância no diagnóstico, prevenção e reparação de situações de risco psicossocial das famílias, bem como na promoção de uma parentalidade positiva, tendo em conta a realidade social em que se perspetiva a sua intervenção.
Assim, os Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental desenvolvem uma intervenção especializada dirigida às famílias com crianças e jovens com vista à valorização de competências parentais, pessoais e sociais das famílias, tendo em conta o desenvolvimento integral das crianças e jovens no seio familiar.
Esta intervenção privilegia a promoção do exercício de uma parentalidade positiva e visa a qualificação familiar, através de um trabalho próximo e sistemático com as famílias para a sua capacitação e autonomia, a melhoria do desempenho da função parental e, em certas situações, a reintegração da criança ou do jovem no seu meio familiar» - Preâmbulo da Portaria n.º 139/2013, de 2 de Abril.
Tal desiderato só é conseguido através de uma efetiva cooperação e articulação entre as diferentes entidades da comunidade «vocacionadas para a prestação dos apoios adequados às necessidades das famílias e crianças, designadamente do âmbito da segurança social, da educação, da saúde e da justiça».
A ComDignitatis, através de Licenciamento e Acordo de Cooperação com o Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, está a implementar no Distrito de Viseu, o CAFAP + Família, partindo das instalações cedidas pela Casa de Povo de Leomil, Moimenta da Beira, através de Protocolo assinado a 15 de Fevereiro de 2017.
Como a clarificação dos objetivos e dos modelos de intervenção só terão êxito através da cooperação e articulação entre todas entidades envolvidas com a criança ou jovem e respetiva família, a ComDignitatis irá promover, de ora em diante, nos concelhos do Distrito de Viseu, em parceria com outras entidades, várias ações de formação destinadas à divulgação e reflexão partilhada sobre os modelos de intervenção do CAFAP – Portaria n.º 139/2013, de 2 de abril – articulando-o com as instâncias judiciais e não judiciais, no âmbito da segurança social, educação, saúde e justiça.
O primeiro encontro, com o apoio do Tribunal de Comarca de Viseu e da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, realizou-se no passado dia 6 de Dezembro de 2018, no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira.
Assim, contando com a participação de 150 participantes e através da visão teórica e prática de profissionais de reconhecido mérito, foram identificadas as potencialidades e as lacunas do CAFAP, contribuindo para o aprofundamento e melhoramento deste Modelo de Intervenção.