Sobre Nós
A ComDignitatis ─ Associação Portuguesa para a Promoção da Dignidade Humana ─ é uma Instituição Particular de
Solidariedade Social, fundada a 13 Julho de 2012.
A ComDignitatis acompanha cerca de 1265 famílias e atua em 35 concelhos. Esta trabalha com dedicação para garantir às Famílias uma resposta personalizada que permita um desenvolvimento harmonioso nas relações interpessoais e na promoção da dignidade humana. Desenvolvemos um trabalho nas áreas social, da saúde, da educação, da psicologia e da formação, da cultura, do lazer e da promoção da qualidade de vida, regendo-nos pelo respeito máximo pela pessoa. Procuramos apoiar a família, e cada um dos seus elementos (da criança ao idoso).
A nossa história
A ComDignitatis conta hoje com uma equipa dedicada e empenhada, que demonstra, no seu dia-a-dia, que o seu principal foco é o bem-estar de todas as famílias que apoiamos. Mas como chegámos até aqui?
Nascemos com o Programa +Família, no qual hoje se integram:
vários programas,
serviços de psicologia e terapia,
respostas sociais com quatro Equipas Locais de Intervenção Precoce (em seis concelhos),
o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental – CAFAP +Família, presente em seis concelhos do Distrito de Lisboa e em todos os concelhos do Distrito de Viseu,
Através de um projeto singular e individual direcionado para a família e para cada um dos seus membros, damos resposta à nossa primeira missão: “Ir ao encontro de quem precisa de nós”.
E, assim, diariamente, uma equipa multidisciplinar e disponível vai ao encontro da família, seja em casa, na escola, ou no local de trabalho, promovendo o desenvolvimento de competências parentais.
Uma missão como a nossa, que preconiza valores como a igualdade, o respeito, a inclusão social, a justiça, a solidariedade, só faz sentido com a participação ativa quer das crianças quer dos jovens. E foi com este objetivo que fomos ao encontro das crianças e jovens nas escolas, com dois programas já conhecidos:
“Crescer na Maior”, desenvolvido tanto na nossa instituição como nas escolas, chegando a 210 crianças do 1º ano de escolaridade;
“Uma Justiça Amiga nas Escolas”, programa que chegou a cerca de 2200 alunos, desde o 1.º ao 12.º ano escolaridade ou equiparado, em estabelecimentos de ensino de Mafra, Ericeira, Agualva-Mira Sintra, Viseu, Bobadela, Oleiros, Queluz e Belas e Lamego. Tendo como preocupação a formação de todos aqueles que trabalham em matéria de infância e juventude, temos desenvolvido ações de formação interna e externa e divulgado as Diretrizes Europeias para uma Justiça Amiga das Crianças- É nosso objetivo promover um amplo debate, a nível nacional, que vise a sensibilização dos Governantes e dos profissionais para o papel crucial das Diretrizes e para a emergência da sua implementação. Neste âmbito, destacamos as 4 edições dos Congressos Europeus Sobre Uma Justiça Amiga das Crianças”, únicos na Europa.
Todo este caminho realizado só foi possível porque nunca estivemos sós, já que desde a primeira hora contámos com o apoio de diversas pessoas e entidades.
“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.”
Franz Kafka
SUBPÁGINAS (4) VISÃO MISSÃO VALORES DOCUMENTOS