<< Serviços

PSICOTERAPIA

A psicoterapia apresenta-se como um ambiente seguro em que o terapeuta, através de uma atitude empática e não julgadora, estimula conversas com significado profundo que permitem uma entrada no mundo interno da pessoa que procura a terapia. Através destes diálogos progride-se para um entendimento cada vez mais apurado da pessoa, da sua visão de si mesma, da sua forma de se relacionar com os outros (no passado e no presente), da origem do seu sofrimento emocional e psicológico e das suas dificuldades.

A psicoterapia é uma intervenção que se centra no reforço dos recursos psicológicos da pessoa, na co-construção de significados para a compreensão do mundo e consequente aumento de sentimentos de autoconfiança, bem-estar e melhoria de relacionamento com os outros. Promove ainda um crescimento do entendimento de nós próprios e do ambiente que nos rodeia. O processo psicoterapêutico constitui uma poderosa ferramenta de desenvolvimento e crescimento pessoal.

É comum recorrer-se à psicoterapia, quando existe alguma situação perturbadora que interfere na qualidade de vida e funcionamento diário. Adapta-se, portanto, aos objetivos definidos entre a pessoa que recorre à psicoterapia e o terapeuta, promovendo mudanças ao nível do pensamento como também a nível emocional, comportamental e relacional de forma a que a pessoa se sinta melhor consigo mesma e maior satisfação com a sua vida.