Concurso "O Melhor Doce de Limão"

Post date: Dec 13, 2017 3:00:53 PM

No dia 6 de Dezembro, a ComDignitatis – Associação Portuguesa para a Promoção da Dignidade Humana – promoveu a segunda edição do Concurso “O Melhor Doce de Limão”, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, com o objetivo de promover o limão como produto endógeno de reconhecida importância no concelho de Mafra e ainda angariar fundos para as famílias carenciadas da Freguesia da Ericeira.

Para esta iniciativa, a ComDignitatis convidou toda a população do Concelho de Mafra, incluindo os mais novos, a apresentarem um doce confecionado com limão, para eleger o vencedor.

Num ambiente de competição saudável, o evento contou com dois escalões a concurso, o escalão infantil e o escalão dos adultos, num total de doze propostas: Sonhos de Limão, do Restaurante Ti Matilde; Tarte de Limão Merengada, de Dulce Martins; Semifrio de Limão em Prato de Chocolate, da Escola Técnica e Profissional de Mafra; Bolo de Bolacha de Limão, de Ana João dos Reis; Tarte Delícia de Limão, de Carla Jardim; Falso Tiramisú, de Diana Ferreira; Bolo Mágico de Limao, da Pastelaria Castelão Sabores; 7Momentos, da Pastelaria 7Momentos; Bolachas Cítricas, do Atelier da Bolacha; Miminhos de Amigas, de Rita&Luísa; Bolo Surpresa de Limão, de Francisca Paulo; Borboletas, de Joana Trigo & Sara Félix.

As portas da Casa de Cultura da Ericeira abriram pelas 14h30 com a presença dos três jurados para iniciarem a degustação: Cátia Goarmon, Chef de Cozinha; Teresa Preta, Representante Local da Ericeira Business Factory; Domingos dos Santos, Presidente da Direção da Frutoeste.

Durante a tarde foram passando pela Casa de Cultura várias pessoas para provarem e degustarem as iguarias apresentadas pelos participantes, tendo estado também presentes o Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Dr. Joaquim Sardinha e o Senhor Presidente da Junta de Freguesia da Ericeira Filipe Abreu.

Os resultados do Concurso foram da responsabilidade dos jurados, mas também do público que degustou os doces a concurso e votou no seu preferido.

Pelas 19h encerrou-se a urna e foi hora de contar os votos e de revelar os tão aguardados resultados, tanto da votação do júri, como da votação do público:

1.º Lugar do Júri Escalão Infantil: Rita & Luísa, Miminhos de Amigas; Francisca Paulo, Bolo Surpresa de Limão; Joana Trigo & Sara Félix, Borboletas (Prémio: Workshop na Petit Chef)

1.º Lugar do Júri: Diana Ferreira, Falso Tiramisu (Prémio: Cooking Class para Duas Pessoas na Cooking Lisbon)

2.º Lugar do Júri: ETPM, Semifrio de Limão em Prato de Chocolate (Prémio: Jantar para Duas Pessoas no Restaurante “O Nobre”)

3.º Lugar do Júri: Dulce Martins, Tarte de Limão Merengada (Prémio: Bilhete Duplo para o Peixe em Lisboa 2016)

1.º Lugar do Público Crianças: Rita&Luísa, Miminhos de Amigas (Prémio: Conjunto de Formas)

1.º Lugar do Público: Diana Ferreira, Falso Tiramisu (Prémio: Cooking Class para Duas Pessoas na Cooking Lisbon)

2.º Lugar do Público: ETPM, Semifrio de Limão em Prato de Chocolate (Prémio: Cheque Prenda na Tons d’Açúcar)

3.º Lugar do Público: Restaurante Ti Matilde, Sonhos de Limão; Ana João dos Reis, Bolo de Bolacha de Limão (Prémio: Jantar para Duas Pessoas na Marisqueira Paulo’s)

Todos os participantes receberam ainda prémios de participação e um diploma. Foi uma tarde muito animada e muito especial para a Instituição.

A Direção da ComDignitatis agradece a colaboração e disponibilidade de todos os que tornaram possível o sucesso desta iniciativa.

Agradecimentos: Câmara Municipal de Mafra; Junta de Freguesia da Ericeira; Frutoeste; ICEL; Adriano Bandeira; Peixe em Lisboa 2016; Editora Goody; Tons d’Açúcar; Cooking Lisbon; Restaurante “O Nobre”; Petit Chef; Marisqueira Paulo’s; Adega Cooperativa da Azueira; Café Central, Ericeira; Rodoviária do Oeste, Malveira; Decorútil.