Concurso "O Melhor Doce de Pera Rocha"

Post date: Dec 13, 2017 3:06:21 PM

No dia 12 de Novembro, a ComDignitatis – Associação Portuguesa para a Promoção da Dignidade Humana – promoveu a terceira edição do Concurso de Doces, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira. É já uma tradição a realização anual deste evento que põe em destaque os produtos regionais do nosso Concelho e cujo valor angariado se destina a ajudar as famílias do Concelho de Mafra apoiadas pela ComDignitatis. Este ano, o fruto escolhido foi a Pera Rocha.

Com dois escalões a concurso e num espírito de competição saudável, esta iniciativa contou com a participação de dezassete doces onde a Pera Rocha foi o ingrediente principal: Compota de Pera Rocha, de Pedro Leal; Pudim Conventual de Pera Rocha do Oeste, de Carlos Silva; Cornucópia de Pera Rocha do Oeste, da Escola de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister; Requinte de Pera Rocha, da Escola Técnica e Profissional de Mafra; Cheesecake de Pera Rocha Caramelizada, de Diana Ferreira; Manjar dos Deuses, Bolo da Pera Escondida, Sonho de um Banguela e Fim de Tarde, de Fernanda Vidal; Crumble Saudável de Pera Rocha, de Ana Luísa Ferreira; Doce da Fátima, de Fátima Amaro; Surpresa de Pera Rocha, de Francisca Paulo; Doçuras de Pera Rocha, de Joana Trigo & Sara Félix; Bolo Amendoado de Pera Rocha, de Rita & Luísa; Nuvens de Pera Rocha, de Quarteto do Oeste; Tarte de Pera Rocha, de Leonor Gouveia; Folhado de Pera Rocha, de Luís Jacinto.

Pelas 14h30, e com o objetivo de elegerem três primeiros classificados de ambos os escalões, os três jurados iniciaram a prova dos doces a concurso: Mónica Pereira, Chef de Cozinha; Domingos Santos, Presidente da Direção da Frutoeste; e Pedro Batalha, da Pastelaria Batalha.

Também o público teve como missão eleger três primeiros classificados do escalão dos adultos e do escalão infantil pelo que, durante a tarde, várias foram as pessoas que visitaram a Casa de Cultura para provarem e votarem no seu doce preferido.

Estiveram ainda presentes o Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Dr. Joaquim Sardinha e o Senhor Presidente da Junta de Freguesia da Ericeira Filipe Abreu.

Pelas 18h30 foi hora de encerrar as votações e contar os votos, mas mesmo antes de serem revelados os tão aguardados resultados houve ainda tempo para uma surpresa: um pequeno concerto de violino, protagonizado por Ana Luísa Sousa.

De seguida, foram anunciados os vencedores, tanto da votação do júri, como da votação do público:

1.º Lugar do Júri Escalão Infantil

Surpresa de Pera Rocha, de Francisca Paulo (Prémio: Voucher para uma Aula na Vitamimos).

2.º Lugar do Júri Escalão Infantil

Bolo Amendoado de Pera Rocha, de Rita & Luísa; Nuvens de Pera Rocha, de Quarteto do Oeste (Prémio: Voucher para uma Aula na Vitamimos).

1.º Lugar do Júri

Pudim Conventual de Pera Rocha do Oeste, de Carlos Silva (Prémio: Oferta de um voucher de participação numa Oficina de Massas e Recheios na Academia Isto Faz-se).

2.º Lugar do Júri

Cornucópia de Pera Rocha do Oeste, da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Prémio: Voucher para um Workshop na Cooking Memories).

3.º Lugar do Júri

Manjar dos Deuses, de Fernanda Vidal (Prémio: Voucher para o Workshop Naked Cakes da Migalha Doce).

1.º Lugar do Público Escalão Infantil

Nuvens de Pera Rocha, de Quarteto do Oeste (Prémio: Bilhete Duplo para o Hippotrip e Bilhete Duplo para o Aquário Vasco da Gama).

2.º Lugar do Público Escalão Infantil

Bolo Amendoado de Pera Rocha, de Rita & Luísa (Prémio: Bilhete Duplo para o Hippotrip).

3.º Lugar do Público Escalão Infantil

Surpresa de Pera Rocha, de Francisca Paulo (Prémio: Bilhete Duplo para o Aquário Vasco da Gama).

1.º Lugar do Público

Cheesecake de Pera Rocha Caramelizada, de Diana Ferreira (Prémio: Estadia para duas pessoas na Casa das Aguarelas).

2.º Lugar do Público

Pudim Conventual de Pera Rocha, de Carlos Silva (Prémio: Jantar para duas pessoas na Marisqueira César).

3.º Lugar do Público

Requinte de Pera Rocha, da Escola Técnica e Profissional de Mafra (Prémio: Livro "Doçaria Portuguesa" e uma Garrafa de Vinho).

Todos os participantes receberam ainda dois prémios de participação e um certificado. Foi uma tarde muito animada e muito especial para a Instituição.

A Direção da ComDignitatis agradece a colaboração e disponibilidade de todos os que tornaram possível o sucesso de mais esta iniciativa.

Agradecimentos: Câmara Municipal de Mafra; Junta de Freguesia da Ericeira; Frutoeste; Cooking Memories; Pastelaria Batalha; Ivo Cutelarias; Academia Isto Faz-se; Casa das Aguarelas; Academia Vitamimos; Hippotrip – Turismo Anfíbio; Marisqueira César; Aquário Vasco da Gama; Migalha Doce; Editorial Presença; Adega Cooperativa da Azueira; Adriano Bandeira; Casa Gama.