Exposição “Uma Justiça Amiga Nas Escolas”

Post date: Jun 1, 2018 3:47:35 PM

A Exposição “Uma Justiça Amiga Nas Escolas” disponível até ao dia 30 de Maio, esteve aberta ao público durante todo o mês no Instituto Português do Desporto e Juventude, em Viseu. Contando com os trabalhos feitos pelos alunos dos Agrupamento de Escolas de Mundão e Viso, esta exposição faz parte de uma iniciativa com o mesmo nome, criada pela ComDignitatis – Associação Portuguesa Para a Promoção da Dignidade Humana.

Dentro dos seus objetivos, este programa pretende consciencializar as crianças e jovens para os seus direitos enquanto cidadãos cívicos, tal como desenvolver o espírito crítico e de reflexão dos mesmos, principalmente quanto a temáticas tão importantes como a justiça. 

O programa “Uma Justiça Amiga Nas Escolas” implementado, este ano letivo, nos Agrupamentos de Escolas de Mundão e Viso, iniciou-se com a visita de juízes, advogados e procuradores, com o fim de educar os mais novos, sobre quais as suas principais funções, e tendo também a oportunidade de esclarecer algumas das dúvidas levantadas pelos alunos. A segunda fase deste programa consistiu na visita dos alunos ao Centro de Estudos Judiciários, em Lisboa, como uma oportunidade diferente para aprender mais sobre o local e história sobre onde se formam os magistrados.

A fase final deste programa foi, no entanto, a que puxou mais pela criatividade dos alunos que, com o apoio de professores de todas as áreas, criaram diversos trabalhos, com diferentes formas e feitios, revelando uma interessante reflexão, pequena ou grande, relativamente a problemáticas que vemos muito presentes no mundo da justiça, aos olhos de alunos de turmas de 5º, 6º e 9º ano. 

A Inauguração contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara de Viseu, Joaquim Seixas, a presidente do IPDJ, Catarina Durão, e os membros do júri que avaliaram as obras dos alunos. A Sessão de Abertura, contou com os testemunhos de algumas destas figuras, e também com a exibição do vídeo musical elaborado pelos alunos das Escolas do Viso, e a apresentação ao vivo da música e coreografia criada pelos alunos das Escolas de Mundão. Após o final da Sessão, os alunos presentes tiveram a oportunidade de visitar e ver os seus trabalhos expostos, tal como votar nos seus favoritos. Só então se reuniu o júri, a fim de avaliar todas as obras e votar nos trabalhos que melhor se qualificavam a nível de criatividade, alinhamento com o tema e acabamento.

A ComDignitatis, como Instituição, tem vindo a desenvolver vários programas de assistência a famílias em diversas temáticas, atendendo às necessidades de cada família de forma personalizada, coletiva e individualmente. O programa “Uma Justiça Amiga Nas Escolas”, tinha já resultado na exposição de uma coleção de trabalhos, em 2017, em conjunto com os Agrupamentos de Escolas da Ericeira e Mafra e a Escola Secundária José Saramago.

Agora na véspera da Cerimónia de Entrega de Prémios da Exposição deste ano, a acontecer no próximo dia 2 de Junho, na Quinta da Cruz, em Viseu, os vencedores escolhidos dependem não só dos votos do júri, mas também do público que visitou este espaço, deixando também o seu voto das suas obras favoritas.